Manter um setor de TI bem estruturado dentro das empresas pode gerar diversos benefícios e ajudar as organizações a se destacarem da concorrência. A grande dúvida dos empreendedores é sobre o momento certo de dar esse passo.
O ideal é que ocorra um planejamento bem elaborado, de preferência, com o apoio de uma boa consultoria em TI, para que haja certeza sobre o melhor caminho a ser percorrido.
Continue a leitura e conheça os motivos e vantagens de implantar uma área de TI própria e saiba isso vai impactar o desempenho do seu negócio.
A hora da escolha
A iniciativa de ter um departamento próprio de TI ganha força por vários fatores, como a redução de gastos com a terceirização, ou para agilizar processos operacionais e administrativos.
É muito comum que as empresas optem pelo setor próprio de TI quando a empresa cresce sem a estrutura necessária de TI e essa defasagem começa a mostrar consequências como redução das margens. Em geral, é nessa hora que os gestores avaliam que criar um departamento próprio pode ser mais vantajoso.
Afinal, as rotinas produtivas já estão permeadas pela tecnologia de tal forma que não há como sobreviver sem elas. O ideal é que se possa contar com ferramentas e equipamentos avançados, além de bons profissionais que garantam desempenho, qualidade e confiabilidade.
Uma questão estratégica
Ao investir em um setor de TI, as companhias obtêm mais autonomia na solução de problemas. Ter acesso rápido a informações qualificadas já não é um diferencial de mercado, mas uma necessidade.
Nesse sentido, a constituição de uma área própria de tecnologia se casa com as necessidades do negócio, produzindo vantagem competitiva por meio do controle total da organização do empreendimento e da segurança de seus dados.
Vantagens de abrir um setor de TI na minha empresa
Os benefícios gerados por um setor de TI interno variam de acordo com a natureza e o tamanho da empresa. Entre eles, destacam-se a maior agilidade nos processos, maior produtividade, bem como melhor comunicação entre áreas.
A tecnologia aplicada à gestão do negócio potencializa os treinamentos da equipe, o estabelecimento de rotinas e o atendimento ao cliente.
O investimento em uma área própria de TI dá às empresas mais agilidade para analisar seus processos operacionais e administrativos, corrigindo falhas que podem comprometer sua rotina.
Nesse sentido, não depender de terceiros pode fazer toda a diferença no que diz respeito ao cumprimento de prazos, por exemplo.
Em uma análise apressada, o que pode parecer apenas como um gasto a mais, certamente trará retorno duradouro, à medida que elimina a necessidade de fornecedores e técnicos externos.
Em termos práticos, manter a TI própria promove uma grande redução de custos, tanto pela redução na contratação de terceiros quanto pela otimização do uso de ferramentas e programas no dia a ainda da empresa.
E no seu caso, o melhor é ter um setor interno de TI ou contar com uma parceria terceirizada?
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