Central de Monitoramento de Funcionários para Empresas

Monitoramento Funcionários Empresas WMSIT

Central de Monitoramento de Funcionários – WMS/it

A virtualização dos negócios e o crescimento do home office são dois fatos extremamente positivos para a performance das empresas e trazem uma série de benefícios importantes para a produtividade delas, mas porque esse cenário reforça a importância de uma central de monitoramento?

O motivo está nessas mudanças: as relações presenciais e os meios físicos de controle de produtividade tornam-se mais raros, algo que se agrava com equipes inteiras de colaboradores trabalhando em casa.

Outra questão que preocupa os gestores é o excesso de estímulos para a distração e queda de produção, como as redes sociais, os aplicativos e a navegação por sites suspeitos usando os dispositivos e a rede da empresa.

Além disso, o capital humano é o principal fator na equação de sucesso da empresa e o monitoramento de atividades ajuda a entender onde é preciso melhorar processos ou a tecnologia.

Sua gestão está insegura se os funcionários estão entregando as performances que o negócio espera?

A produtividade das equipes está sendo corretamente gerenciada?

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Central de Monitoramento de Equipes: O que diz a Lei

As legislações civil e trabalhista não regulamentam o monitoramento de funcionários, mas também não é considerado ilegal. O próprio registro de ponto é uma forma legal de monitorar o horário de trabalho dos funcionários.

Muito se fala do controle de acesso a sites, uso de recursos, cumprimento de expediente, quando se fala de monitorar funcionários, porém existe o monitoramento da produtividade, onde a performance e os recursos usados são acompanhados.

O que um consenso entre especialistas em políticas de monitoramento empresarial é que das condições devem ser pensadas na hora de implementar:

Com elas, é possível criar um monitoramento formal, estruturado e com processos claros.

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Cuidados antes de implementar o Monitoramento de Equipes

Alguns cuidados importantes devem ser tomados pela empresa após a decisão de criar uma central para monitorar os funcionários. Eles darão segurança à empresa e suas equipes.

O primeiro deles é registrar nos contratos de trabalho os tipos de informação e de atividades que serão monitoradas, tanto física quanto digitalmente. Dessa forma, todos estarão cientes do monitoramento.

É fundamental que a central de monitoramento seja limitada apenas às informações profissionais, sem alcançar os dados pessoais e a privacidade – e-mails, uso de banheiros e vestiários.

Por fim, não limite o monitoramento virtual ou físico a apenas um setor, mesmo que o foco a curto prazo seja controlar alguma situação específica, pois isso pode ensejar um processo de discriminação, além de causar mal-estar entre os colaboradores.

Como a WMS/it atua na criação da Central de Monitoramento

Implementar uma central de monitoramento de funcionários é um projeto que, como vimos, envolve os recursos de tecnologia e também a atenção com a abordagem do assunto até o uso no dia a dia.

A escolha do melhor software de monitoramento de equipes depende do mapeamento das necessidades que a empresa tem para controlar, seja em monitoramento espacial para fluxos de atividades, seja para rotinas em softwares e controle de atividades na internet.

Características do Software de Monitoramento de Equipes

A WMS IT, como uma empresa com experiência em centrais de monitoramento de equipes, tem um papel consultivo que é fundamental para apoiar as definições e etapas que fazem parte dessa grande mudança.

Benefícios Monitoramento Funcionários Empresas WMSIT

Quais os Benefícios da Central de Monitoramento
de Equipes

Mapear e Otimizar os Processos

Uma das funcionalidades mais importantes de um sistema de monitoramento é mapear a movimentação dos funcionários nas instalações da empresa, o que pode indicar tempos maiores para executar algumas tarefas – o que é um gargalo muito comum em indústrias e empresas de e-commerce.

Também é possível fazer essa medição nas rotinas em softwares e canais de atendimento e verificar que a duração dos processos é discrepante, o que pode ter muitas causas, como falhas no aprendizado da tarefa, erros de sistema e até a obsolescência do processo.

Reduzir Custos

Acompanhar processos através do monitoramento de funcionários é uma ótima forma de identificar as falhas recorrentes por mau uso de equipamentos, antever defeitos e, com isso, prevenir e reduzir os gastos com manutenção corretiva, que sempre é mais cara.

Além disso, uma série de outros gastos podem ser reduzidos, conforme a área de monitoramento, como por exemplo insumos e energia elétrica e para produção, materiais de limpeza e cota de internet.

Estreitar a Relação com os Funcionários

É possível monitorar o trabalho dos colaboradores e otimizar a relação com eles? Sim, com um software de monitoramento focado em produtividade, aliado a um feedback positivo e a qualificação constante das equipes. Dessa forma, os funcionários se sentem valorizados.

Aumentar a Produtividade

Ao monitorar células e fluxos de trabalho e comparar tempos e execuções com as metas definidas, é possível fazer os ajustes necessários, corrigindo atrasos, refeitos, perdas e melhorar a produtividade de cada atividade e do processo como um todo.

Investir com mais Acerto

Muitas deficiências no desempenho dos colaboradores são causadas por falhas de equipamentos que não puderam ser previstas. O monitoramento permite que a empresa priorize seus investimentos a partir das necessidades mais urgentes, buscando um equilíbrio de caixa.

Acompanhar os trabalhos dos funcionários e o uso de redes e sistemas é uma tarefa essencial para obter eficiência e evitar desperdícios. Quer monitorar suas equipes com tecnologia e ficar mais tranquilo?

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