Planejamento em TI: saiba o que NÃO fazer para evitar os erros passados

Na vida corporativa, o sentimento de “ano novo, vida nova” pode ser bastante benéfico se for usado para eliminar problemas que se acumularam no escritório para e começar bem o próximo período. Ótima oportunidade de rever as metas, a gestão e o planejamento em TI.

Para que essa avaliação seja produtiva, vale a pena observar com cuidado como foi colocado em prática o planejamento na sua empresa e quais os resultados obtidos. Essa retrospectiva é importante, pois a releitura do passo a passo possibilita uma visão melhor e permite a correção de rumo.

Segundo dados do Standish Group, somente 29% dos projetos de TI são concluídos com sucesso. Veja abaixo o que não fazer para garantir que sua empresa possa ter, de fato, um novo ano mais feliz e produtivo.

Não prestar atenção ao perfil dos profissionais

 

 

É preciso escolher bem os talentos que trabalharão no seu projeto de TI. Um gerente de projeto experiente tem a capacidade de dar andamento ao trabalho, mantendo o controle da equipe e dos custos. Esse profissional precisar ter experiência ampla e boa habilidade social, que lhe permita comandar reuniões, administrar riscos e lidar com todas as partes interessadas.

De forma geral, as pessoas de TI estão focadas na segurança e operacionalidade; o time que cuida dos negócios pensa na funcionalidade; enquanto o pessoal do financeiro tem seu foco no orçamento. Daí a importância de um bom gerente de projeto, para equilibrar todos os interesses envolvidos.

Não adotar uma metodologia

 

 

A ausência de uma metodologia bem definida é prejudicial em vários sentidos. Aumenta o risco de atrasos na entrega e retrabalho, comprometendo diversas tarefas importantes. O uso correto de uma metodologia de trabalho deve prever a definição do escopo, alocação de recursos, programação e comunicação com todos os envolvidos.

É bom lembrar que a atualização do status tem de ser constante, pois segue a máxima de que “você só pode gerenciar o que consegue medir”.

Não se atentar para a comunicação

 

 

Os líderes das áreas envolvidas em determinado projeto podem ter dificuldade em acompanhar o passo a passo da implementação. Essas informações costumam constar em extensas planilhas com descrição minuciosa dos sistemas e suas funcionalidades. Muitas vezes, escapam informações importantes, que passam despercebidas em meio ao volume de dados.

Cabe ao gestor do projeto tornar a comunicação mais efetiva. Vale utilizar como recurso a produção de informes sucintos, que possam resumir o que é essencial, de forma que a equipe e todas as partes envolvidas tenham ciência do andamento do projeto. Com isso, as chances de que a entrega final seja bem-sucedida serão muito maiores.

Não cuidar da motivação

 

 

Em qualquer ambiente de trabalho, mesmos os mais técnicos, o fator humano é fundamental. Por isso, nunca é demais destacar a importância de manter a equipe motivada. Colaboradores desmotivados têm queda no rendimento operacional e tendem a buscar outras oportunidades de trabalho.

A alta rotatividade não é interessante em termos de manter a qualidade dos serviços de TI. Criar estratégias para manter colaboradores, mostrando a eles perspectivas de crescimento profissional produz ganhos a todos.

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