22nov
De: sergio ligado: novembro 22, 2017 In: Blog Comentários: 0

Com a popularização da computação em nuvem (cloud computing), as opções de armazenamento on-line vêm se tornando cada vez melhores e mais frequentes.

Esse tipo de armazenamento libera espaço no computador, HD ou até mesmo no celular, além de permitir compartilhamentos e facilitar a vida pessoal e profissional dos usuários.

Neste post, nós analisamos dois dos programas mais utilizados no Brasil: o Google Drive e o OneDrive. Confira!

 

Google Drive

Lançado em 2012, o Google Drive pode ser utilizado pela Web, Windows, Mac, Android, iOS. Ele tem total integração e interação com outros produtos da empresa, como o Gmail, mantendo uma interface amigável para quem já utiliza aplicativos da GSuite.

Como funcionalidades, apresenta criptografia SSL/TSL, histórico de arquivos, compartilhamento, download de anexos do Gmail diretamente para o Drive, procura por texto e imagens em documentos, integração com o Google Fotos e outros adicionais, como o Google Apps.

Oferece 15 GB de armazenamento gratuitos. Para mais espaço, cobra valores mensais, com possibilidade de acesso ilimitado.

O compartilhamento de arquivos pelo Google Drive é feito por e-mail ou por links exclusivos. Os arquivos salvos podem tanto ser apenas visualizados ou editados, conforme a escolha. Se eventualmente for necessário desfazer alguma alteração, é possível acessar a versão anterior.

 

OneDrive

No mercado desde 2007 (foi lançado inicialmente com o nome de SkyDrive), esse aplicativo da Microsoft está preparado para Web, Windows, Mac, Android, iOS, Windows Mobile.

O OneDrive tem, por padrão, a integração total com o pacote Office, o que dá aos usuários do Windows a sensação de usarem mais um dos programas off-line que já conhecem.

Oferece criptografia PFS, permite o acesso a arquivos em movimento. Com ele, é possível compartilhar arquivos de qualquer um dos aplicativos e visualizar as imagens carregadas. Permite escolher entre apenas visualizar ou editar. Recupera versões antigas.

Oferece 5 GB de armazenamento gratuito. OneDrive faz a cobrança por usuário ativo, o que pode sair mais caro ou barato, dependendo do tamanho da organização.

 

Para empresas

Cada um dos drives oferece versões diferenciadas para fins empresariais, todas com diversas formas de compartilhamento e alto nível de segurança, além das atualizações constantes.

Assim como a versão pessoal, o OneDrive for Business permite compartilhamento e colaboração em documentos de trabalho. O valor por 1 TB, incluindo todas as funcionalidades do Office 365 for Business, é R$ 31,90 por usuário/mês, para contratos anuais.

As edições do Google Drive voltadas para empresa oferecem 1 TB por usuário (caso a empresa tenha mais de cinco usuários, o armazenamento é ilimitado), controles de compartilhamento e relatórios avançados O valor mensal é de aproximadamente R$ 35,00.

 

Qual o melhor?

Tudo vai depender das necessidades específicas de cada pessoa ou empresa. O ideal, antes de tudo, é saber quais são as necessidades que precisam ser atendidas e verificar qual pacote atende melhor sua demanda.

Em caso de dúvidas, tente as versões gratuitas de cada plano ou converse com sua empresa de consultoria de TI.

 

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos! E não deixe de seguir nossa página no Facebook!

Trackback URL: https://wmsit.com.br/onedrive-ou-google-drive-qual-o-melhor/trackback/