28jan
By: sergio ligado: janeiro 28, 2018 In: Blog Comments: 0

Já ouviu falar em VPN? Trata-sede um sistema bastante utilizado atualmente, que permite mais qualidade e segurança às atividades online. A Rede Particular Virtual (Virtual Private Network) surgiu para trazer vantagens competitivas e aperfeiçoamento contínuo ao negócio.

Trata-se de uma opção muito eficaz para quem busca melhorar as formas de compartilhamento de informações dentro de uma mesma organização, proporcionando oportunidades de proteger os dados e a reduzir custos.

Para que você possa entender o que é VPN, hoje vamos mostrar como ela funciona e quais são as principais vantagens para o mundo dos negócios.

O que é e como a VPN funciona?

Virtual Private Network é uma forma de conectar dois ou mais computadores à uma rede pública. Assim, qualquer empresa poderá ligar suas filiais, compartilhando dados importantes.

Apesar de existirem outras formas de fazer o mesmo procedimento, esse método se torna a mais viável e eficiente da atualidade, pois o seu custo é menor se comparado a outros serviços semelhantes.

Para criar esse tipo de sistema, você precisará adquirir um aparelho que será conectado em todos os computadores que deverão ter acesso aos mesmos arquivos. Assim, através da internet e da VPN, eles poderão partilhar todos os dados que forem necessários facilmente.

Dessa forma, sempre que for preciso compartilhar alguma informação entre as máquinas, os dados passam a ser criptografados. Além disso, o IP do remetente é adicionado para que o computador receptor possa identificar quem enviou as informações.

Quais os benefícios da rede VPN?

Aumento da privacidade e segurança

Apesar de ser um sistema que utiliza a rede pública, a sua conexão com a internet passa a ser criptografada, protegendo seus dados e sua privacidade. Assim, qualquer pessoa que tentar acessar seu computador não conseguirá visualizar suas comunicações online, sua localização e atividades de compartilhamento.

Ideal para evitar ataques cibernéticos e oferecer mais segurança aos colaboradores da sua empresa.

Criação de tunelamento

Esse processo permite a criação de tuneis para que todas as informações que são transmitidas não sejam acessadas por usuários que não possuem permissão. Ou seja, os dados entram e saem apenas para o computador de destino.

Redução de custos

A VPN pode ter um custo-benefício maior se comparado às outras redes do mercado. Claro que o valor pode ser variável conforme a empresa que você pretende contratar. Mas no geral ela pode se tornar mais barata em relação a outro tipo, como a Local Area Network (LAN).

Por isso, muitos empresários têm utilizado essa solução, visando um bom atendimento no serviço sem aumento de despesas.

Virtual Private Network passou a ser uma forte aliada para quem viaja muito ou sempre está levando trabalho para casa. Isso devido à mobilidade e proteção que ela oferece. No entanto, a rapidez dela vai depender da velocidade da sua internet, pois ela usa a mesma rota para chegar ao destinatário sem alterar a forma de conexão.

Usar a VPN pode trazer muitas vantagens para o seu negócio, contudo, antes de contratar esse serviço, faça uma boa pesquisa para saber qual empresa atenderá suas necessidades e a dos seus funcionários.

Conhece algum empresário que já utiliza a VPN? Tem alguma experiência com redes privadas? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas experiências.

Trackback URL: https://wmsit.com.br/o-que-e-vpn/trackback/