Empresas brasileiras dos mais variados segmentos por vezes são confrontadas com a questão de manter ou não um profissional dedicado à gestão de TI em seus quadros. A opção que mais tem sido discutida nesse âmbito envolve a criação de uma área de TI dentro da empresa ou sua terceirização.
Fica a dúvida sobre qual possibilidade é mais vantajosa: ter uma equipe interna ou, pelo menos, um profissional dedicado; ou resolver a questão com um fornecedor externo que se encarregue disso.
Independentemente da solução escolhida, deve estar claro é que é fundamental ter um responsável pela área de TI, alguém que conheça sua empresa, as rotinas, as dificuldades e esteja comprometido com o crescimento do negócio. A seguir, contamos para você as soluções mais comuns para essa questão:
Departamento interno de TI
A maior vantagem geralmente atribuída a um departamento interno de TI é a eficácia e resposta rápida aos problemas que surgem no cotidiano. A possibilidade de alinhar as necessidades e demandas dos demais departamentos também é levada em conta.
Dependendo da área de atuação da empresa – escritórios de advocacia, contabilidade, seguros etc. –, a confidencialidade dos dados também pesa na opção por profissional próprio de TI.
Por outro lado, é preciso ter em mente que o custo salarial e encargos trabalhistas, de técnicos nessa área é elevado. Há ainda a questão da atualização, que também demanda investimentos da empresa em novas tecnologias e na formação do profissional dessa área.
Solução externa
Também conhecida como “outsourcing de TI”, a terceirização do serviço para companhias especializadas é uma prática comum, que também apresenta vantagens e desvantagens.
Quando o contratante terceiriza essa área, ele deixa por conta do contratado diversos serviços, que envolvem sistemas, equipamentos e infraestrutura. Eles podem ser parcial ou totalmente terceirizados, conforme o que foi contratado entre as partes.
Solução mista
Outra opção amplamente utilizada é a criação de um ambiente misto. Neste caso, a empresa contrata um ou mais profissionais de TI em seu quadro de funcionários. Mas esses profissionais contam com o apoio de uma empresa terceirizada.
A terceirização total ou o uso de uma solução mista se mostram vantajosas para as empresas que não têm na tecnologia da informação sua atividade fim.
Relação custo X benefício
Uma empresa pode decidir manter departamento de TI próprio ou contratar um único profissional para atuar nessa área. Nesse caso, será necessário arcar com o investimento na aquisição de equipamentos e sistemas, infraestruturas como servidores, bancos de dados e datacenter. Isso inclui a necessidade de atualização desses recursos, face à rápida obsolescência tecnológica.
Já nos contratos de prestação de serviços terceirizados quem se encarrega dessas preocupações é a fornecedora. O cliente deixa de investir em TI com equipe própria e passa apenas a arcar com um serviço fornecido a um custo fixo.
Além disso, ao optar pela terceirização, a empresa consegue manter sua equipe interna mais enxuta e focada nas demandas imediatas. Aos profissionais da consultoria terceirizada cabe a responsabilidade pela atualização do arcabouço tecnológico da infraestrutura utilizada pela empresa contratante.
Vale a pena avaliar! E para a sua empresa qual a melhor solução? Se você quiser uma consultoria gratuita para sua empresa, visite nosso site e preencha o formulário solicitando contato e aguarde nosso retorno!
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