Até há poucos anos, falar em tecnologia significava quase sempre automatizar tarefas realizadas pelo homem, eliminando o trabalho braçal que agora pode ser realizado por máquinas. Naquele momento, a presença de um gestor de TI era quase dispensável.
Contudo, o conceito “tecnologia” evoluiu a tal ponto que não é mais possível imaginar qualquer atividade sem um forte componente tecnológico. Empresas de todos os ramos empregam a Tecnologia da Informação para otimizar suas atividades e qualificar a comunicação, palavra-chave nos dias atuais. Nesse novo cenário, as coisas mudaram para o gestor de TI.
Óbvio que a TI sozinha não é capaz de resolver todos percalços. Para ser efetiva, é necessária uma articulação com a estratégia do empreendimento. Necessita estar no coração da atividade fim pois, cada vez mais, a utilização das tecnologias da comunicação e informação perde o papel de atividade meio e se mistura à essência empreendimento.
No coração da estratégia da TI
Nesse sentido, cresce a importância de um gestor de TI, que compreenda a natureza do próprio negócio e faça a melhor adequação da tecnologia aos objetivos organizacionais.
A gestão tecnológica em sintonia com o plano de negócios é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Essa função pode ser implementada de duas maneiras distintas: com uma equipe interna ou por meio da utilização de um fornecedor externo (outsourcing).
Atualmente, há grande presença no mercado de uma solução que mescla a equipe interna e o pessoal terceirizado. Isso ocorre principalmente no quando se fala em cloud computing (computação em nuvem), em que a virtualização substitui a infraestrutura interna, garantindo mais segurança e performance.
Com tudo isso acontecendo, a importância do gestor de TI cresce a cada dia. Já se foi o tempo em que este profissional atuava apenas no suporte de equipamentos de rede, de servidores e do gerenciamento da própria rede, dando suporte a usuários e gerindo o banco de dados.
O gestor de TI (interno ou terceirizado) hoje é um parceiro estratégico em qualquer organização que tenha interesse em conquistar mercados e solidificar sua posição neles. Esse profissional responde pelo desempenho dos serviços de informática de uma corporação, sabendo como planejar e implementar para otimizar a atuação da empresa.
O perfil do gestor de TI
Um bom profissional precisa ser atuante no ambiente de trabalho e antever demandas e encontrar soluções tecnológicas alinhadas à estratégia de negócios. Não basta entender a tecnologia. Resolver problemas técnicos é apenas uma de suas responsabilidades.
O perfil desejado é o de quem compreende a governança corporativa de TI e consegue estar presente na definição da estratégia do negócio, fortalecendo os canais de comunicação.
Para se destacar no mercado, ele deve investir em tecnologia nas áreas prioritárias, mantendo um forte vínculo entre TI e a estratégia do negócio. O primordial é construir resultados positivos no longo prazo. Dessa forma, além de dar suporte à organização, ele influencia na estratégia e torna-se um protagonista na execução de projetos.
Este artigo foi útil para você? Então, compartilhe com seus amigos! Para ficar sempre atualizado sobre as melhores práticas de TI, siga-nos no Facebook!
Trackback URL: https://wmsit.com.br/gestor-de-ti-entenda-importancia-deste-profissional/trackback/