O acúmulo de trabalho e a falta de tempo são queixas comuns entre os profissionais de TI. Veja dicas para driblar essa situação!
O profissional de TI é responsável por um conjunto de atividades e soluções que envolvem redes, banco de dados, hardware e software. Por esse motivo, seu trabalho é essencial para tornar o acesso e gerenciamento de informações mais simples para todos os integrantes da comunidade empresarial.
Quem trabalha com TI já está acostumado com uma grande demanda de trabalho e horas de sono perdidas em decorrência dos problemas da empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Esse cenário, porém, não faz bem e não pode ser considerado normal.
O equilíbrio entre vida profissional e pessoal deve ser um dos objetivos de todos os profissionais dessa e de outras áreas. Acha impossível manter uma rotina saudável baseada e equilibrada nesse sentido? Confira 4 dicas que podem, literalmente, mudar a sua vida.
Coloque a organização em primeiro lugar!
Uma posição que requer envolvimento e conta com tantas tarefas precisa ter a organização com uma das metas principais. Já experimentou usar listas e planilhas para organizar o seu dia a dia? Essa ação vai lhe ajudar a equilibrar o seu tempo entre obrigações profissionais e atividades pessoais, como passeios com a família e momentos de lazer com os amigos.
Entenda a diferença entre trabalho e tempo livre
Mesmo com organização, em algum momento o trabalho e a vida pessoal podem se confundir. Apesar do grande volume de compromissos, telefonemas, problemas e reuniões excessivas, é importante entender que existe uma vida além do trabalho.
Para ser mais produtivo e conseguir cumprir os prazos confortavelmente, use recursos como alarmes e lembretes do celular e tente não verificar o email corporativo durante o período de folga.
Respeite o seu limite
Mostrar serviço e aceitar novas responsabilidades durante o trabalho pode parecer o caminho mais rápido para alcançar aquela tão sonhada promoção, mas tenha muita calma nessa hora.
Essa euforia pode, no fim das contas, significar apenas mais sobrecarrega, já é capaz que você aceite mais tarefas do que é capaz de executar. Tenha sempre a qualidade em primeiro lugar e saiba pedir ajuda quando o volume de trabalho não for compatível com as horas disponíveis e não tome conta do tempo destinado ao descanso e lazer.
Defina o que realmente é prioridade!
Os profissionais de TI costumam ser chamados para resolverem problemas relacionados ao trabalho mesmo quando estão de folga. Isso significa estar constantemente em contato com assuntos profissionais.
De forma remota ou presencial, eles precisam literalmente se virar para encontrar soluções em pouco tempo, já que seu trabalho reflete em campos muito importantes da empresa. Para não ficar sobrecarregado é importante para saber classificar as prioridades e não desperdiçar tempo com um problema que pode ser resolvido em horário de trabalho.
Este artigo vai ajudar a melhorar sua qualidade de vida? Então compartilhe-o com os amigos! E para ficar sempre atualizado sobre o que acontece no mundo da Tecnologia da Informação, siga-nos no Facebook.
Trackback URL: https://wmsit.com.br/faca-mais-por-voce-4-dicas-para-manter-o-equilibrio-entre-vida-pessoal-e-profissional/trackback/