Com o aumento do número de pessoas que utilizam a internet, também aumentou a exposição de informações pessoais e corporativas, e com elas os riscos de utilização indevida dessas informações também cresceu.
Isso ocorre por diversas razões, mas principalmente quando a navegação é feita de forma insegura, o que abre uma porta para ações criminosas, fraudes, violação de privacidade e até mesmo movimentação indevida de contas bancárias e cartões de crédito.
Por esse motivo, as empresas vêm aumentando os investimentos na terceirização da Tecnologia da Informação por meio de companhias especializadas, que assumem a gestão da segurança digital do seu empreendimento.
Com ou sem ajuda técnica, é imprescindível criar uma cultura de hábitos seguros entre os integrantes de sua equipe. Insista na importância de estar atento aos links que aparecem nas páginas acessadas na internet. Todo cuidado é pouco na hora de baixar arquivos com aplicativos, fotos, música ou vídeos de sites de reputação duvidosa, ou de fontes não confiáveis.
Veja abaixo 5 dicas importantes para a segurança dos equipamentos e da rede de sua empresa:
Atualização de softwares
Mantenha sempre o sistema operacional e demais programas atualizados. Versões não atualizadas são uma porta aberta para a entrada de vírus. Deixe ativadas o modo automático, que corrigm falhas no sistema e evite utilizar atualizações de fontes desconhecidas.
Cuidados com o roteador
Além dos computadores, os hackers também costumam atacar roteadores. Principalmente quando as senhas originais dos fabricantes não foram trocadas quando sua empresa o adquiriu. Alguns sites oferecem a lista de fabricantes de roteadores, seus logins e senhas-padrão. Portanto, o ideal é substituir a senha original por versões mais longas, que utilizam letras, números e símbolos.
Segurança dos dispositivos móveis
Os sistemas operacionais dos smartphones e tablets também oferecem padrões de segurança aos usuários. É aconselhável utilizar uma senha ou PIN para impedir que o aparelho seja acessado por outra pessoa. Outro cuidado básico: não digite sua senha próximo a outras pessoas. Também nesse caso vale o conselho de manter aplicativos atualizados. Porém, evite atualizações ou instalação de novos apps de fontes desconhecidas. Fuja da conexão em redes Wi-Fi abertas.
Proteção de redes sociais e contas de e-mail
Evite acessar suas contas em computadores públicos. A qualidade da senha também conta. Como foi dito acima, prefira senhas maiores, com letras, números e símbolos. Suspeite de e-mails de fonte desconhecida que tenham anexos para download e links. Da mesma forma, evite clicar em links, nas redes sociais, que o direcione para uma página externa.
Antivírus
São softwares que garantem maior segurança no uso da internet. Eles podem ser um antivírus, propriamente dito, ou antispyware. O firewall é um dispositivo de política de segurança digital essencial para PCs e notebooks. Caso sua empresa possua grandes volumes de dados e precise de proteção maior que a oferecida por um servidor convencional, uma boa solução é optar pelo firewall baseado em hardware.
Gostou do artigo? Então, compartilhe-o com sua equipe! E não deixe de acompanhar nosso blog para ficar sempre bem informado sobre o que há de mais importante no mundo da Tecnologia da Informação.
Trackback URL: https://wmsit.com.br/5-dicas-para-evitar-virus-no-computador-da-empresa/trackback/