Se você acredita que está a salvo do vazamento de dados corporativos por ser uma empresa pequena ou recém-estabelecida no mercado, engana-se!
Por acreditarem que “não são importantes para os hackers”, muitas empresas descuidam da proteção de seus dados e acabam sendo alvo de ataques. Como consequência, podem ser atingidas por ransomwares, ter seus dados e informações de seus clientes divulgados, e muitas outras situações.
Infelizmente, muitas empresas veem a segurança da informação como um custo a mais e não como um investimento. Essa percepção é fortalecida já que esses investimentos não trazem resultados imediatos. Porém, o vazamento de uma planilha sigilosa já pode sair mais caro que tudo o que pode ser gasto com a segurança da informação.
A seguir, você terá 11 dicas que vão ajudá-lo a se proteger das falhas de segurança relativas aos equipamentos e também às pessoas.
Cuidado com as máquinas, sistemas operacionais e programas
Um bom gerenciamento de hardware e software é fundamental para não deixar sua empresa vulnerável a vírus, mau uso da informação e também aos recentes ransomwares. Este tipo específico de vírus criptografa dados e bloqueia o acesso ao sistema do computador. As informações são devolvidas após o pagamento de um “resgate”, geralmente cobrado na moeda digital bitcoin.
Conheça algumas maneiras de não cair nessas armadilhas:
- Mantenha o seu sistema sempre atualizado. As atualizações buscam dificultar a entrada dos vírus nos computadores;
- Faça backups periódicos dos seus arquivos e/ou mantenha-os na nuvem. Se você tiver cópias atualizadas daquilo que está no seu computador, a perda não será tão grande;
- Altere a configuração padrão de fábrica dos roteadores wi fi, crie senhas fortes de acesso, incluindo letras, números e caracteres especiais;
- Invista em criptografia inclusive para os e-mails, chats e nuvem;
- Finalmente, caso os computadores sejam afetados, desligue-os rapidamente da tomada e entre em contato com uma empresa especializada.
Ameaças humanas
Não são apenas os equipamentos que respondem pelo vazamento das informações. Pesquisas demonstram que a maior parte das ameaças ocorre devido à ação humana. Para evitá-las:
- Mantenha um bom ambiente de trabalho. A probabilidade de um empregado insatisfeito fazer mau uso das informações da empresa é maior. Se ele tiver acesso a dados sensíveis, a ameaça se torna ainda mais séria;
- Implante tecnologias de proteção de dados sensíveis, capazes de controlar o acesso, identificar e interromper o fluxo de dados via e-mails, mensagem instantânea (Whatsapp, Messenger etc.), serviços de compartilhamento (Dropbox, Google Drive etc.), impressoras;
- Crie um login especial para convidados ou clientes, limitando o acesso à rede;
- Estabeleça e divulgue uma política interna de segurança da informação. É recomendável que os funcionários e terceiros (técnicos de informática, freelancers, dentre outros) assinem um termo de sigilo em que constem as implicações legais de um vazamento de dados;
- Treinamento: os funcionários também devem ser informados sobre a segurança da informação logo que entram na empresa. Cursos e treinamentos para atualização sobre riscos e protocolos de segurança devem ser oferecidos constantemente.;
- Fiscalização: de nada adiantam os cuidados anteriores se não forem periodicamente avaliados pela TI que poderá identificar e sanar novos problemas de segurança.
Quer saber como sua empresa pode ter acesso às melhores soluções em segurança da informação? A WMS-IT tem experiência neste tipo de serviço e teremos o maior prazer em atendê-lo. Ligue para (11) 3654-0070 ou envie um e-mail para comercial@wmsit.com.br .
Trackback URL: https://wmsit.com.br/vazamento-de-dados-corporativos-11-dicas-para-voce-evitar-este-problema/trackback/