28jan
By: sergio ligado: janeiro 28, 2018 In: Blog Comments: 0

A impressora parou de funcionar e você não sabe o que fazer. Na hora de abrir um arquivo, ele demora mais tempo do que seria razoável e sua equipe começa a reclamar que nada funciona direito.

Há inúmeros fatores que podem estar relacionados aos problemas descritos acima. Alguns deles podem apontar comprometimento de processadores, placas de vídeo, memória de processamento ou falhas no hard disk

Se esse cenário já faz parte da rotina, talvez seja a hora de trocar os equipamentos. Mas antes de tomar essa decisão, vale a pela fazer um checklist  decidir. Veja as dicas abaixo e avalie se esse é o momento adequado para trocar.

Avalie a utilidade de sua máquina

Antes de pensar na substituição como primeira opção, faça um inventário de tudo o que você possui na empresa, avaliando os equipamentos que funcionam e os que ficaram obsoletos. A partir dessa iniciativa, será mais claro saber o que precisa de fato ser descartado.

Entenda do que você realmente precisa

Antes de comprar novos equipamentos, reavalie quais são as reais necessidades de sua empresa como um todo e de cada área individualmente. Em muitos casos, basta trocar peças para melhorar o desempenho de computadores, ou mesmo trocá-los de lugar. Lembre-se: o melhor computador é aquele que atende o que você precisa.

Defina seu orçamento

Se o seu orçamento não está claramente definido, a tendência é gastar mais na hora de fazer o upgrade. A fase de planejamento é vital para que você possa gerenciar melhor o seu investimento e para que tire o melhor proveito dele. De nada adianta, por exemplo, comprar um equipamento top de linha, que terá maior durabilidade, se isso o impedir de atualizar a tecnologia de outros departamentos. Tenha sempre em mente que o ideal é seu orçamento à realidade de sua empresa.

Reveja sua estrutura

Em casos de ampliação ou atualização de estrutura, é de grande importância verificar se ela realmente atende às necessidades da empresa. Por isso, coloque sempre na balança fatores como qualidade da conexão com a internet (incluindo WiFi), a capacidade dos servidores de suportar previsíveis aumentos de acesso; adequação e eficiência de cabeamentos, dentre outros,

Faça investimento em segurança

A quantidade de ataques cibernéticos que ocorrem atualmente causa insegurança em relação à integridade das informações das empresas.  Além de trocar computadores para atualizar a tecnologia, é preciso pensar na segurança das máquinas

Recursos como servidores proxy, servidores de backup e  firewalls ajudam muito, mas o treinamento da equipe para adotar procedimentos seguros também é muito importante.

Agora que você já verificou os itens mais importantes, resta adquirir e instalar os equipamentos adequados.

Se preferir, você tem a opção de contar com uma consultoria para realizar toda essa análise, inclusive  indicando os melhores equipamentos. Esse investimento certamente trará retorno maior do que os valores despendidos com ele.

Este artigo foi útil pra você? Então, compartilhe com sua equipe! E para ficar sempre em dia com tudo o que acontece no mundo da tecnologia da informação, siga-nos no Facebook!

Trackback URL: https://wmsit.com.br/vai-trocar-os-computadores-da-empresa-confira-nosso-checklist-do-que-fazer/trackback/