28jan
By: sergio ligado: janeiro 28, 2018 In: Blog Comments: 0

Qual a melhor forma de permitir que clientes e visitantes acessem a internet com segurança? Para garantir a comodidade do público, é preciso instalar na sua empresa uma rede Wi-Fi capaz de também proteger seu estabelecimento. Assim, evita-se a ação de aproveitadores, que consomem clandestinamente a sua banda larga ou, até mesmo, instalam aplicativos maliciosos.

Confira a seguir como montar uma rede wireless e mantê-la rápida e segura para sua empresa.

Localização adequada para o roteador

Quando você já dispõe de um provedor de internet e do modem, já tem um ambiente habilitado ao acesso à web. Será necessário agora um roteador para distribuir o sinal. Fazendo uma analogia, ele funciona como um encanamento, que traz a água às torneiras do prédio de sua empresa.

O mais indicado é que o aparelho esteja em uma posição central dentro do espaço que irá ocupar, isso garantirá uma conexão mais confiável e rápida para todo mundo. Observe a geografia do escritório para evitar que obstáculos, como portas, móveis e até telefones sem fio e forno micro-ondas atrapalhem o desempenho da rede.

Configurações da rede WiFi da sua empresa

Ao conectar seu roteador ao modem, já será possível que os aparelhos do ambiente acessem a internet sem fio. Equipamentos mais antigos podem precisar de adaptadores USB ou cartões PCMCIA e seus respectivos drivers para acessarem o Wi-Fi. Esses problemas podem ser rapidamente resolvidos.

Utilize um browser (por exemplo, Chrome, Internet Explorer ou Mozilla Firefox, entre vários outros) para efetuar a configuração, utilizando o número encontrado na parte de baixo do roteador. Como padrão, esses aparelhos vêm com o sinal aberto, permitindo acesso a qualquer um, mas é indicado modificar essas configurações e criar uma nova senha para garantir o máximo de segurança.

A senha de acesso à conexão já vem configurada no equipamento. Utilize as instruções do fabricante para alterá-la e garantir segurança ao acesso à sua rede.

Níveis de acesso

Quanto maior o número de acessos à rede, mais lenta e potencialmente menos segura sua conexão será. Para evitar problemas, você pode usar recursos que restrinjam a quantidade de dispositivos que poderão usar o roteador ao mesmo tempo.

Dessa forma, você vai criar uma rede separada para convidados. É uma configuração recomendada, que dá aos visitantes o acesso à internet, mas impede que eles entrem na rede interna da empresa, preservando a segurança dos dados.

Além da quantidade de acessos, se você sentir a necessidade, poderá bloquear o acesso a certos sites, palavras-chave ou até mesmo todo o acesso à internet em certos horários, tudo dependerá da configuração que adotar. Algumas empresas, por exemplo, desativam o roteador no período noturno, ou nos dias em que não há expediente.

Sua rede de Wi-fi já está instalada?

Nesse caso, você pode contar com uma consultoria para avaliar a qualidade da rede ou verificar a possibilidade de novas funcionalidades, como o check-in via Facebook. Se quiser saber mais sobre esse tema, confira aqui um post sobre Wi-fi via checkin o assunto. 

Este artigo foi útil pra você? Então, compartilhe com seus amigos!

Trackback URL: https://wmsit.com.br/saiba-como-instalar-uma-rede-wifi-na-sua-empresa/trackback/