Internet lenta é um problema na sua empresa? Se você respondeu “sim”, não se preocupe, pois este é um problema que atrapalha organizações e chega a tirar o sono de muitos gestores.
De acordo com pesquisas recentes, o tempo que os colaboradores gastam com atividades pessoais na internet pode chegar a 30% da jornada de trabalho. Dentre essas distrações estão o acesso às redes sociais e email pessoal, uso de smartphones, sites de compras, jogos, entretenimento e muito mais.
Para contornar este problema o ideal é realizar um trabalho de conscientização acompanhado do uso das ferramentas de gestão corretas. Continue e leitura e a gente explica melhor pra você!
Saiba o que está acontecendo na sua internet
Quando se fala em redes corporativas, é comum que a maior parte do tráfego seja consumida por downloads de arquivos e visualizações de vídeos, geralmente feitos pelos próprios colaboradores da empresa.
Para desestimular este comportamento, o ideal é identificar quais equipamentos e usuários consomem os recursos da rede. Também é importante saber em quais horários isso acontece e quais sites e serviços são responsáveis pelo tráfego.
Assim, você poderá administrar melhor o uso da banda, pois saberá quais pessoas ou setores consomem mais e quais tarefas devem ser priorizadas e agilizadas.
Conscientize os colaboradores
Depois de saber o que está acontecendo, o ideal é desenvolver alguma ação para informar o colaborador da importância do uso responsável da internet, ressaltando que toda a equipe depende de um bom desempenho da rede para a execução das tarefas.
O ideal é todos entenderem que departamentos como Financeiro, BackOffice (mais dependentes da internet) tendem a ficar mais lentos e prejudicar a produtividade da empresa quando outros usuários estiverem baixando arquivos, ouvindo música etc.
É bom lembrar de outros pontos que podem colocar a velocidade da internet em risco, como o cuidado com a segurança, para evitar a entrada de vírus, que também podem deixar a internet lenta, além de ameaçar as informações da sua empresa.
Uma dica simples e valiosa é evitar trabalhar com muitas janelas de browsers abertas: quanto maior o numero de janelas abertas, mais lento será o funcionamento do computador e, em maior escala, da rede. Sempre que possível, preferir as abas/guias às janelas.
Organize os acessos
Paralelamente, vale a pena utilizar ferramentas que limitem o consumo da rede. Para isso, recomenda-se que seja estabelecido o percentual máximo de conexão por usuário, IP ou setores da empresa.
Dessa forma, será possível fazer uma distribuição dirigida do tráfego, priorizando mais velocidade de conexão para os usuários que dependem da web e diminuindo para os demais. Assim, o link não será sobrecarregado e a equipe estará mais protegida contra a lentidão da internet.
Lembre-se de que muitos smartphones conectados à rede coorporativa também comprometem a velocidade. Neste caso, em vez de proibir o uso, você pode optar por criar uma rede dedicada aos dispositivos móveis. Com isso, além de diminuir a sobrecarga na rede principal, também conseguirá monitorar melhor o tráfego.
Gostou do artigo? Que tal compartilhar com os amigos?!
Trackback URL: https://wmsit.com.br/saiba-como-evitar-lentidao-na-sua-internet-da-sua-empresa/trackback/