O gestor de TI é a peça-chave dessa grande engrenagem chamada tecnologia da Informação. A tarefa que ele executa não é simples, já que ele deve coordenar uma equipe de profissionais qualificados visando ao desempenho adequado da empresa. Somente dessa forma é possível pensar em ganhos de produtividade por meio da otimização de serviços e processos.
Entenda quais são as características indispensáveis de um bom gestor, daqueles que fazem a diferença e conseguem elevar a produtividade da equipe, qualificar o trabalho e conquistar êxitos relevantes.
Gestor de T.I. sabe liderar
O bom profissional nem sempre é um líder. Não basta ter conhecimento técnico e boas intenções. Liderar significa conquistar a confiança do seu time, estimular competências e obter o que há de melhor em cada um. Ou seja, a liderança de qualidade se consolida em alguns pilares que, além da confiança, também significam ajuda mútua, solidariedade e parceria.
O tempo do chefão inflexível e autoritário ficou no passado. As cobranças relacionadas ao cumprimento de prazos e ao rigor no desenvolvimento das atividades são fundamentais. Mas as respostas a essas demandas precisam ser conquistadas, não impostas. Ser presente no dia a dia, prestativo e estabelecer uma empatia real com as pessoas são posturas que inspiram respeito e admiração. E quem conquista respeito e admiração tem nas mãos as ferramentas para liderar
Gestor de T.I. é organizado
O gestor de TI eficiente necessita da capacidade de organizar e gerenciar os sistemas, que é justamente a área que requer sua atuação. O líder precisa ter ampla visão dos processos nos quais sua equipe está envolvida. Dessa forma, ele consegue identificar onde é possível melhorar, quais falhas devem ser eliminadas e os pontos que carecem de melhoria.
Nesse contexto, o gestor também deve saber como aplicar novas diretrizes no trabalho e integrá-las ao que já existe, pois a mudança e a modernização são constantes da área de tecnologia e elas só funcionarão se todos os envolvidos estiverem adaptados e prontos a utilizá-las.
Gestor de T.I. sabe se relacionar bem
Quem pensou que a política só serve aos políticos se enganou. Na rotina corporativa, há inúmeras relações que envolvem espaços de poder. Isso é política e o gestor de TI necessita de relacionar-se politicamente com a direção da empresa.
O bom relacionamento é fundamental para evitar desentendimentos e até mesmo cortes orçamentários, que podem resultar de situações conflituosas.
Transportada para o interior da equipe, essa desenvoltura nos relacionamentos também traz ganhos, pois ajuda a identificar e neutralizar possíveis problemas e também auxilia em atividades importantes, como avaliar os próprios talentos e deficiências na equipe. É indispensável conhecer bem o próprio time e tirar dele o melhor proveito.
Gestor de T.I. avalia resultados
Todo bom gestor de TI precisar possuir grande capacidade de avaliar resultados. A condição para o exercício dessa qualificação passa pela organização na mensuração de dados e na utilização de métricas efetivas. Dessa forma, é possível desenhar um cenário realista sobre tudo o que ocorre na empresa.
A perspicácia em analisar erros e acertos, sabendo propor mudanças de rota é um dos maiores sinais da eficiência de um gestor. Ele precisa saber como enfrentar adversidades, usando conhecimento técnico e sensibilidade para lidar satisfatoriamente com sua equipe, em benefício dos propósitos da empresa.
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