Até algum tempo atrás, bloquear a conexão via dispositivos USB não era uma grande preocupação para empresas. Isso porque não se conheciam exatamente seus “efeitos colaterais”.
As portas USB foram criadas para substituir os vários conectores na parte de trás dos PCs e simplificar as configurações do software. Assim, é possível transferir dados de um computador para outro ou de um dispositivo móvel para um computador.
Quer dizer, então, que quando se fala em conexão USB, estamos falando de qualquer dispositivo que possa ser conectado a um computador por essa porta. Isso inclui, portanto, além dos pen drives, celulares, tablets e HD externos.
Continue a leitora e entenda porque o bloqueio desta porta ajuda a manter a segurança dos dados da sua empresa.
Os perigos do USB ativo
Muitas empresas negligenciam os perigos dos dispositivos USB, pois não conhecem seus perigos, já que eles são muito práticos e de tamanho reduzido, e acabam parecendo inofensivos. Porém, não é bem assim.
O perigo mais comum é a transferência de vírus, já que os dispositivos USB geralmente passam por vários computadores não só para transferência de dados, mas também para geração de backups.
Essa facilidade, por outro lado, pode favorecer o roubo de dados importantes, se puderem ser acessados por funcionários insatisfeitos.
Outra forma que as unidades USB não controladas podem afetar sua empresa é diminuindo a produtividade. Isso vai acontecer quando os funcionários, em vez de trabalharem, usarem seus dispositivos para realizarem tarefas relativas a outros interesses como hobbies ou estudos.
Porém, é sempre bom mencionar que os perigos da conexão via USB também afetam os dispositivos móveis, e não só o computador. Então as práticas de segurança são benéficas a todos.
Proteja suas informações
Para evitar ocorrências como essas, é importante usar um sistema antivírus e uma ferramenta de criptografia de informações. Com esses recursos, é possível evitar prejuízos, mesmo que os dispositivos sejam extraviados ou roubados.
Hoje, já é possível contar com ferramentas capazes de rastrear qualquer mudança no conteúdo do seu dispositivo USB em busca de vírus, spywares, worms e outras ameaças digitais.
Porém, o fator mais importante nesta política será sempre o usuário que, no caso de uma empresa pode ser os funcionários, diretores ou até visitantes. A educação contínua da equipe é o que vai fazer diferença. E preciso que todos saibam tanto dos riscos para si próprios e para a empresa, quanto das sanções aplicáveis caso as regras nãos sejam observadas.
Como bloquear
Para bloquear suas portas USB você pode recorrer aos vários tutoriais disponíveis na internet. Porém, eles não fazem parte de uma estratégia mais ampla de segurança da informação, necessária para qualquer negócio.
Contudo, o ideal é que você tenha um sistema de segurança capaz de monitorar as máquinas e os usuários , informando de onde vem o acesso, bem como a data e hora em que foi realizado.
Em casos extremos, nem sempre comuns às micro e pequenas empresas, pode ser necessário limitar o uso de dispositivos USB a funcionários específicos ou restringir o acesso a portas USB. Desta forma, pen drives, tablets smartphones etc., até poderão ser conectados a seu PC, mas não será possível abrir nenhuma pasta ou fazer transferências de arquivo.
Se você quiser uma análise sobre a melhor estratégia para sua empresa, entre em contato conosco!
Trackback URL: https://wmsit.com.br/entenda-porque-voce-deve-bloquear-os-dispositivos-usb/trackback/