22nov
De: sergio On: novembro 22, 2017 In: Blog Comentários: 0

Com o passar do tempo, aquele computador que era muito rápido para tocar as tarefas do dia a dia do escritório começa a funcionar mais lentamente. Essa é uma das reclamações mais frequentes de usuários, tanto sobre máquinas de uso pessoal como as do ambiente empresarial.

Essa situação causa perda de produtividade, além de muita irritação. São muitos os motivos que podem levar a esta lentidão. A seguir, conheça os mais comuns e saiba como resolvê-los.

 

Falta de espaço no HD ou fragmentação

Se o HD da máquina tem 20% ou menos de área livre, ou se estiver excessivamente fragmentado, você já encontrou um forte suspeito. A maioria dos problemas de lentidão no PC tem essa origem. Neste caso, a desfragmentação pode solucionar.

Porém, se isso não resolver, outras medidas podem ser necessárias. Recomenda-se fazer um backup porque desfragmentar implica em eliminar o que há de desnecessário no HD.

Após obter a cópia de segurança, remova tudo o que não utiliza mais. Procure por arquivos duplicados. Provavelmente haverá mais de uma cópia de arquivos de áudio e imagens. O que não precisar ficar armazenado lá pode ser transferido para mídias portáteis.

Se mesmo com os procedimentos sugeridos ainda faltar espaço, a solução poderá ser um novo HD (interno ou externo). Porém, antes de fazer este investimento, se possível, entre em contato com sua consultoria de TI para obter as orientações mais adequadas.

 

Novos aplicativos

Normalmente, os aplicativos são desenvolvidos tendo como base as máquinas mais potentes que já existem. Considerando-se o tempo de desenvolvimento do aplicativo, ele acabará adequando-se à média de máquinas disponíveis, quando chega ao mercado. Mas quando o usuário atualiza constantemente esses aplicativos, ele, possivelmente, estará baixando programas projetados para um hardware com a capacidade maior do que a instalada. Como consequência, o equipamento não vai funcionar adequadamente.

 

Excesso de aplicativos

Ainda relacionado aos programas instalados no computador, outro motivo comum da lentidão são os aplicativos que carregam na inicialização do sistema. Por isso, periodicamente, verifique o que está sendo carregado no momento do boot e elimine todo processo desnecessário.

 

Baixos níveis de segurança

Vale lembrar que os aplicativos de segurança devem ser permanentemente atualizados para evitar riscos desnecessários. Quando isso não acontece, o computador tende a ficar mais lento.

Além disso, o desempenho do sistema é prejudicado pela presença de malwares. Para verificar essa possibilidade, primeiro faça a atualização da ferramenta de segurança. Pode ser necessário rodá-la a partir do disco de emergência. Após a atualização, é necessário fazer uma varredura completa para verificar e eliminar qualquer malware remanescente.

Um dos melhores antivírus para empresas disponíveis no mercado é o Worry-Free, produzido pela Trend Micro, a maior fabricante de segurança independente do mundo. Esse antivírus mantém um rigoroso foco em segurança de conteúdo e gerenciamento de ameaças. Também fornece proteção acelerada, efetiva e de fácil gerenciamento e bloqueia as ameaças antes que elas cheguem à empresa.

 

A WMSIT é especialista em serviços de help desk e segurança de TI. Nosso objetivo é permitir que gestores ocupem-se das atividades-fim da empresa e para que toda equipe trabalhe com tranquilidade, sem interrupções. Para saber mais visite https://wmsit.com.br .

 

Trackback URL: https://wmsit.com.br/conheca-4-situacoes-pc-que-afetam-produtividade-de-seu-pc/trackback/