5 dicas fundamentais na hora de formatar seu PC

Formatar: palavrinha simples, mas capaz de causar os maiores transtornos tanto para quem usa o computador apenas para uso pessoal ou em ambientes se não estiverem bem preparados.

Quando a máquina está lenta, com o desempenho ruim, formatar pode ser uma boa saída. Se você ainda não passou por isso, aproveite e não deixe de ler este post! E se você já passou por isso, também leia e garanta que isso não volte a acontecer!

Acompanhe as dicas abaixo para que o processo seja bem-sucedido e sem maiores traumas.

 

1) Um bom paliativo

Primeiramente, certifique-se de que a formatação é necessária de fato. É possível tentar outras formas de reparar o sistema. Se quiser tentar por conta própria, você pode utilizar o CD de instalação do seu sistema operacional, seguindo os passos indicados pelo próprio disco.

Se esse recurso não funcionar, o jeito será a formatação total mesmo, que é um pouco mais demorada e que vai apagar tudo o que estiver armazenado na máquina. Se não estiver certo se a melhor saída é a formatação total, entre em contato com sua consultoria de TI para tirar a dúvida.

 

2) Faça um backup caprichado

Utilize um HD externo, pendrive ou DVD para gravar seus arquivos. Observe cuidadosamente o conteúdo armazenado para não se esquecer de nada. Priorize fotos, vídeos e áudios pessoais. Não tem como voltar no tempo para fotografar ou gravar novamente. Já as músicas, filmes e games sempre podem ser baixados uma segunda vez.

Não faça backup de programas instalados, pois geralmente não será possível reinstalá-los dessa forma. O melhor é instalar novamente após a formatação. Para isso, faça uma lista dos programas que você usa, que pode ser um print-screen da relação que consta no Painel de Controle, por exemplo.

 

3) Download dos drivers

Antes de iniciar a formatação, faça um download dos drivers de vídeo, áudio e da rede por cabo e por Wi-Fi. Isso pode ajudar muito, pois ao instalar um sistema operacional novo pode ocorrer mau funcionamento da placa de vídeo ou da placa rede, por exemplo. Verifique no Gerenciador de Dispositivos os modelos dessas placas para baixar os drivers corretos.

 

4) Hora da faxina

Chegou a melhor hora para organizar todas aquelas pastas e arquivos que ficaram espalhados ao longo do tempo. Aproveite para apagar tudo o que for desnecessário e só ocupa espaço no HD. Com isso, você poderá manter o que vale a pena, de forma organizada.

Para armazenar os arquivos importantes, crie uma pasta especifica com o nome mais fácil para identificação e faça quantas subdivisões forem necessárias: nome, data, ocasião etc.. Detalhe importante: nunca instale nenhum software nesse local. Dessa forma, ao fazer novo backup, basta copiar a pasta do jeito que está.

 

5) Hora das novidades

Aproveite o momento para incrementar sua máquina com novos hardwares. Você pode usar a oportunidade para instalar uma SSD – tecnologia de armazenamento de dados que deverá substituir os HDs – aumentar a memória RAM, ou mesmo instalar uma placa de vídeo mais potente. A hora de trocar de hardware pode ser apropriada, pois não haverá nenhum software instalado.

Se precisar de ajuda em alguma dessas fases, nós podemos auxiliá-lo! Ligue para (11) 3654-0070 ou envie um e-mail para comercial@wmsit.com.br e saiba como!

Trackback URL: https://wmsit.com.br/5-dicas-fundamentais-na-hora-de-formatar-seu-pc/trackback/

Simplifique a sua Gestão de TI
hoje mesmo!

A WMSIT tem uma equipe especializada e irá entender e estudar a melhor solução para você e a sua empresa. Preencha agora o formulários para entendermos a sua sua realidade atual.

Receba nossas dicas em
primeira mão!

Respeitamos sua privacidade, não enviamos SPAM.

Tags